sábado, 21 de março de 2009

Fazer lição de casa não deve ser um tormento nem para você nem para sua família. Basta organizar o tempo e um cantinho de estudo. Veja como é fácil:

Planejar e controlar o tempo é uma arte difícil até mesmo para adultos. Mas seguir uma rotina ajuda muito. Horários predeterminados para as atividades permitem às crianças e aos adultos se organizarem. Reservar um local para os estudos é outro meio de ajudar. “Não precisa ser aquela escrivaninha, basta um cantinho com lápis, canetas e folhas avulsas. Não dá para fazer tarefa no meio da sala ou da cozinha. É o cachorro que passa o irmão que tira um sarro, a panela que queima ou o telefone que toca”, ensina a psicopedagoga Raquel Whitaker, de São Paulo.
Também nada de fazer lição de casa deitado no chão, vendo televisão ou ouvindo rádio. “Os vários estímulos atrapalham a concentração. A criança interrompe muitas vezes o raciocínio e a lição leva o dobro de tempo para acabar”, afirma Kátia Smole, da Matema, empresa de consultoria escolar. Nem por isso, vai se programar a lição de casa justamente no horário do programa preferido na televisão. Os acordos devem fazer parte do dia-a-dia familiar. O ideal é que seja escolhido um horário bom para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário