segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uma seleção de brincadeiras de rua para as crianças Barra-manteiga, caça-ao-tesouro, pique-bandeira… Resgate brincadeiras e junte as crianças do pedaço


Uma seleção de brincadeiras de rua para as crianças

Barra-manteiga, caça-ao-tesouro, pique-bandeira… Resgate brincadeiras e junte as crianças do pedaço

21/06/2012 15:24
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Dennis M. Ochsner
pai e filho empinando pipa
Brincadeiras que envolvam movimento são extremamente importantes, além de divertir estimulam o exercício físico.
Confesse: às vezes é mais fácil deixar seu filho quietinho, hipnotizado em frente à TV, do que estimulá-lo a dar uma volta. Os pequenos, porém, podem descobrir grandes diversões em uma simples volta na área de lazer do prédio, na pracinha, no parque ou no jardim da casa do amigo. Dê uma bola na mão deles e veja o resultado.

"As crianças gostam e sempre gostaram de brincadeiras que envolvem movimento, corrida e bola. O que falta hoje é o estímulo por parte dos adultos", observa Ana Célia Osso, coordenadora do CAD -Centro de Aprendizado Desportivo do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. "Além disso, elas gostam do básico, o que nem sempre passa pela nossa cabeça", completa Ana Célia, lembrando que bola e boneca ainda são capazes de deixar qualquer criança entretida e feliz.

Passar as férias sentado no sofá não tem a menor graça. E, como nesse período as guloseimas geralmente estão mais liberadas, é bom os pais lembrarem que as calorias não serão eliminadas sem algum esforço. Portanto, além dos tradicionais (e indispensáveis) passeios de bicicleta, das caminhadas até a lojinha da esquina e das idas à piscina e à praia, uma dica para movimentar os filhotes é criar, em casa, uma caça ao tesouro. No Clube Pinheiros, as brincadeiras do Programa de Férias, preparado para a faixa etária de 5 a 10 anos, sempre envolvem alguma busca -por pistas, tesouros ou outro atrativo. É corre-corre na certa, pois as equipes, que reúnem meninos e meninas, uma vez munidas com um objetivo, não perdem tempo. "O que mais tem aqui é correria. As próprias crianças não gostam de ficar paradas", diz Ana Célia.
 Leia Mais: Brincadeiras de ruas

Como Ensinar seu filho que ler é um prazer....


LITERATURA

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer

Dicas para incentivar seu filho a ler todos os dias e, assim, ter amor pelos livros

05/06/2012 14:52
Texto Redação Educar
Educar
Foto: Dennis M. Ochsner/Getty Images
Foto: livros
Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criançadesenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura!