segunda-feira, 16 de julho de 2012

DICAS DE LEITURA


Título: PSICOPEDAGOGIA - Trabalhando Competências, Criando Habilidades
Autor: João Beauclair
Editora: WAK EDITORA
ISBN: 978-85-88081-23-9
Sinopse:
Todo especialista possui o chamado "olho clínico", visto que os não familiarizados com o assunto deixam passar importantes detalhes. Assim deve ser o olhar do psicopedagogo, para enxergar os potenciais do aprendente, em prol de aprendizagens significativas e efetivas.
Este livro de João Beauclair - que inicia a Coleção "Olhar Psicopedagógico"- com conteúdos enriquecedores nos remete ao mundo da Poesia, Filosofia, Psicanálise e da Espiritualidade. Fazendo uso de metáforas, o autor mostra o campo de atuação do psicopedagogo, apresentando uma proposta de construção de habilidades e competências necessárias para um aprendizado permanente, que pode contribuir para a formação do profissional de Psicopedagogia e sua inserção fundamental nos processos educacionais, clínicos e institucionais. Ao buscar equilibrar-se nos fios do conhecimento, o psicopedagogo pode conseguir ampliar o seu olhar, alargar os seus horizontes, fazendo com esses fios, a grande rede de suas ações, intervenções e produções de sua autoria de pensamento.
Título: ENSINAR É ACREDITAR
Autor: JOÃO BEAUCLAIR
Editora: WAK EDITORA
ISBN: 978-85-88081-88-8
Sinopse:
Ensinantes do presente é uma obra convite. Convite à reflexão, à ação e à revisão de nossos olhares sobre educação e aprendizagem. Este é o primeiro volume: Ensinar é acreditar. Os seguintes serão: Ensinantes do presente Volume II: Ensinar é aprender. Ensinantes do presente Volume III: Ensinar é compartilhar utopias. Ensinantes do presente Volume IV: Ensinar em uma perspectiva humanística. Ensinantes do presente Volume V: Ensinar é ter um projeto de vida. É uma obra para ser lida de modo aberto e com a expectativa de uma conversa, um diálogo, tal qual, já faz algum tempo, participo em oficinas, cursos, aulas e em diversos eventos nacionais e internacionais sobre Educação e Psicopedagogia. O seu formato foi pensado de modo que se facilite este diálogo, e cada espaço “em branco” servirá ao exercício da escrita de cada possível leitor, em uma perspectiva de fazer valer os processos de autoria de pensamento, tema que tenho dedicado especial e carinhosa atenção ao longo dos últimos anos como conferencista, palestrante, pesquisador, escritor, autor e ensinante em cursos de pós-graduação em Educação e Psicopedagogia de diferentes instituições educacionais brasileiras. Esta é uma obra convite, imaginada no corpo e na mente de quem ama o trabalho que faz com aprendizagem e que busca conjugar, sempre e cada vez mais e melhor, o verbo compartilhar. O meu desejo é que ela seja de serventia, para os que atuam como formadores de pessoas, independentemente do espaçotempo onde exerçam este ofício, a revisão de olhares, de práticas e condutas. Para continuar esta tecelagem, disponibilizo-me ao intercâmbio e à alegria de fazer novas amizades com quem se interessa por tão interessante tema: aprendizagem humana.
Título: PARA ENTENDER PSICOPEDAGOGIA - Perspectivas atuais, desafios futuros
Autor: João Beauclair
Editora: WAK EDITORA
ISBN: 85-88081-55-5
Sinopse:Vivenciar Psicopedagogia é um estado de ser e estar sempre em formação, projeção e em processo de permanente criação. Criação de sentidos para nossa própria trajetória enquanto aprendentes e ensinantes, enquanto seres viventes na complexa gama de relações que estabelecemos com o nosso tempo e espaço humano. Todas as nossas ações e produções, por serem humanas, estão sempre em processo de permanente abertura, colocadas em um prisma próprio para novas interpretações e busca de sentidos e estão situadas em um movimento incessante de desconstrução e de re-construção. Dito isso de uma outra forma, afirmarmos que, no nosso tempo de reconfiguração paradigmática, os conceitos estão constantemente sendo revistos e ganhando novos significados. Com a Psicopedagogia, não podia ser diferente, visto que o pensar reflexivo sobre esta área do conhecimento se constitui em uma das importantes tarefas a ser desempenhada por quem a tem como campo de ação, profissionalidade, dedicação e estudo.
O objetivo desse livro é organizar um conjunto de idéias para colaborar para a construção de uma visão ampla sobre o que vem a ser a Psicopedagogia e seus desdobramentos conceituais, propondo-se a servir como um elemento propulsor de novas buscas e conhecimentos.
Escrito de forma clara e objetiva, o autor busca, com esse livro, a formação de uma unidade do saber, onde uma visão de conjunto sobre a Psicopedagogia se constitua como articulação em movimento, uma oportunidade aberta de perceber o quanto o fazer psicopedagógico carrega de inquietação, entusiasmo, busca, construção e reconstrução de caminhos.
Uma visão sobre Psicopedagogia como uma práxis extremamente plural, dinâmica, interdisciplinar e carregada de subjetividade. Uma obra voltada para a compreensão dos processos de ensinagem contemporâneos, seus limites e potencialidades, suas possibilidades.
Título: DO FRACASSO ESCOLAR AO SUCESSO NA APRENDIZAGEM - proposições psicopedagógicas
Autor: JOÃO BEAUCLAIR
Editora: WAK EDITORA
ISBN: 978-85-7854-011-1
Sinopse:
Diante da complexa realidade educacional de nosso País e no contexto da educação para o século XXI, este trabalho busca mudar o foco das discussões e apontar novas possibilidades de percepção sobre o fracasso escolar – tema infelizmente antigo em encontros, congressos e publicações –, propondo uma revisão na maneira de olhar e analisar tal questão.
Os avanços das epistemologias pós-modernas, com seus novos paradigmas de interpretação da realidade, configuraram novos desafios aos que estão envolvidos com a tarefa do educar e, talvez, o principal deles seja a efetiva melhoria da qualidade e do acesso à educação. Os dados não são animadores – basta observarmos os índices internacionais e as posições que o Brasil ocupa em relação a eles –, mas, independentemente disso, é preciso acreditar, sonhar, buscar e realizar mais e melhor: em cada escola, em cada prática, em cada um de nós. Que este novo trabalho possa ampliar nossas percepções e estimular nossas trocas, nossos intercâmbios.
Título: EDUCAÇÃO & PSICOPEDAGOGIA: aprender e ensinar nos movimentos de autoria
Autor: João Beauclair
Editora: PULSO EDITORIAL
ISBN: 978-85-89892-18-6
Sinopse:
Com a sensibilidade própria do autor, e a contundência que o tema requer, João Beauclair, com o livro “Educação e Psicopedagogia: Aprender e Ensinar nos Movimentos de Autoria”, realiza importante trabalho para estudo e entendimento da Psicopedagogia contemporânea.
A obra reflete nossa atualidade, onde vivemos atolados em uma avalanche de informação, mas não conseguimos utilizá-la na construção do saber. Não usamos as informações para confrontá-las, debatê-las e partindo disso, produzir novas informações; ao contrário, ocorre apenas a recepção passiva. Beauclair insiste que deve haver estímulo ao pensamento, e, para isso, indica caminhos para se conquistar esse objetivo.O universo do saber e desafiador, pois jamais se esgota. Cada indivíduo caminha de uma maneira no campo do conhecimento, alcançando diferentes passos cognitivos. A obra insere o leitor nesse contexto e explica a objetividade e a subjetividade no processo de aprendizagem.
A era digital favoreceu a autoria de conteúdos, a multiplicidade de emissores; a elaboração do saber passou a ser fundamental na percepção das realidades coletivas. Esta relação com o outro é claramente trabalhada por Beauclair na dialética entre educando e educador, e na diferença entre aqueles que sabem e não sabem aprender.
Aprender é produzir; produção requer prática. “Educação e Psicopedagogia: Aprender e Ensinar nos Movimentos de Autoria” propõe um ensino que cumpra as exigências formais e projete um olhar diferenciado no território emocional, digital, sócio-cultural e, principalmente, autoral. Educar é compartilhar; Beauclair vê na autoria, a generosidade de dividir pensamentos, que somados, compõem a rede de conhecimento.
Incluir, um Verbo/Ação Necessário à Inclusão
Autor: João Beauclair
Editora: PULSO EDITORIAL
ISBN: 85-89892-39-5
Sinopse:
Avesso à simples tolerância e em razão da aceitação, “Incluir, um verbo/ação necessário à inclusão”, de João Beauclair, é mais um livro lançado pela Pulso Editorial, preocupado com a integração social de pessoas portadoras de necessidades especiais. Para o autor, os estudos sobre inclusão devem libertar-se dos papéis, para refugiarem-se em nosso cotidiano; este seria o caminho para se garantir a normalidade e qualidade de vida ao diferente.
Nas primeiras páginas, interpretando encontros, resoluções e outras formas de manifestação, narra-se a tentativa de minimizar a discriminação da minoria em nossa história recente. A educação é o pilar de todas as atividades humanas; a partir disso, o autor apresenta métodos pedagógicos de inclusão social, oriundos de sua experimentação em sala-de-aula, contrapondo antigos conceitos de inclusão educacional e a Educação Especial. Para ele, a elaboração de conteúdos desenvolve a capacidade simbólica e a aptidão para interferência no meio.
Entender as patologias e compreender o indivíduo com desvio é um grande salto à inclusão. Hoje, ela não é apenas para portadores de deficiência, mas a todos os marginalizados; segundo Beauclair, incluir não é corrigir o outro, e sim aceitá-lo em sua diferença: ela deve ser o estopim da inclusão. A obra faz uma reflexão sobre as relações interpessoais a procura do eu; o ser só se enxerga na medida que se reflete no outro.
Por vezes escrito na primeira pessoa, o livro não abandona seu espírito pluralista e democrático. As soluções pedagógicas enumeradas pelo autor, esbarram no mesmo ponto de partida: a criação de vínculos; e esta depende da atuação no espaço coletivo. Em sua essência, a obra deseja que o verbo vire ação, que a força gere energia, que a vontade torne-se gesto, e assim, abra-se a possibilidade do outro exercer a cidadania.
mevejonoquevejo
Título: "Me vejo no que vejo\": o olhar na práxis educativa psicopedagógica.
Autor: Joao Beauclair
Editora: Exclusiva Publicações Ltda.
Ano: 2008
Páginas: 88
I.S.B.N.: 978-85-61931-00-1
Sinopse:
Na belíssima voz da cantora Marisa Monte, ouvi, faz algum tempo e de um outro modo, o poema Blanco, de Octavio Paz, impresso na página anterior. Antes, sua leitura só continha minha própria voz. Na voz de Marisa, parei para olharsentir, de um jeito diferente, as palavras arrumadas pelo poeta para nos dizer tantas coisas, a partir de nosso próprio olhar. Já faz alguns anos que uso este poema e música em minhas oficinas psicopedagógicas, em cursos de pós-graduação, em eventos educacionais e psicopedagógicos, para fins diversos, mas sempre com a meta principal de sensibilizar nossos olhares sobre vida, sobre nós mesmos, sobre os outros, enfim, sobre o mundo e nossas visões sobre ele. O desejo de escrever um livro com este movimento, tão próprio de minha subjetividade, surgiu como um acalanto, um canto cantado em um canto de minha alma, ao olhar estrelas na vivenda onde tenho sido beneficiado viver, e assim, ter o meu cantinho de paz neste mundo para escrever e dar vazão as minhas possibilidades de autoria de pensamento, validadas por minha produção, que tantas alegrias trazem ao meu coração, quando compartilho utopias e sonhos de melhores dias para todos, em diversas experiências, tempos e espaços. Na minha práxis da docência em Educação e Psicopedagogia, não foram e nem são poucas as ricas experiências de intercâmbio, com profissionais em processos de especialização e formação continuada: muitas das idéias aqui tecidas são oriundas destas trocas.
Fontes:
http://www.wakeditora.com.br
http://www.pulsoeditorial.com.br
http://www.profjoaobeauclair.net
Título: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - A Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola
Autor(a): Simaia Sampaio
Editora: WAK
Sinopse:
O fracasso escolar não é um tema recente nem mais uma preocupação conseqüente dos tempos modernos. Há muito tempo, educadores vêm realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar ou os problemas de aprendizagem. Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja o familiar, o escolar ou mesmo o bairro, e, deste meio, depende para se desenvolver como pessoa. Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para um desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas poderão ser superados à medida que encontramos na família, na escola e no próprio sujeito uma porta, que nos permita entrar e (re)construir junto a estes uma nova aprendizagem.
Embora seja difícil falar separadamente do sujeito, da família e da escola, pois todos se fundem em uma relação triangular, esse livro faz uma abordagem em suas peculiaridades, focalizando as causas das dificuldades de aprendizagem próprias a cada uma destas instâncias.

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