domingo, 8 de novembro de 2009

A PSICOPEDAGOGIA APLICADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Hoje, a inclusão dos jovens e adultos nos projetos de alfabetização tem nascido basicamente da exigência do mercado de trabalho, onde o ensino fundamental não significa somente acesso ao mesmo, mas principalmente permanência, para isto é indispensável que os diversos setores da sociedade busquem inserir e possibilitar a permanência na escola, para que os cidadãos possam participar ativamente da sociedade, da vida cidadã, cultural e política do seu país.

O Estudo de Caso realizado surgiu do ''Desejo''da psicopedagoga de aprofundar os conhecimentos acerca da alfabetização de Jovens e Adultos, uma vez que, por diversos motivos estes se encontram excluídos do processo normal de escolarização e são portadores de distúrbios de aprendizagem.
A escola regular ao oferecer o ensino fundamental volta seu ''eixo'' de trabalho à criança, esquecendo-se que o ''adulto'' que não teve acesso à escola na idade certa, se encontra à margem do conhecimento e do saber, necessitando de apóio pedagógico e psicopedagógico.
Hoje, a inclusão dos jovens e adultos nos projetos de alfabetização tem nascido
basicamente da exigência do mercado de trabalho, onde o ensino fundamental não significa somente acesso ao mesmo, mas principalmente permanência, para isto é indispensável que os diversos setores da sociedade busquem inserir e possibilitar a permanência na escola, para que os cidadãos possam participar ativamente da sociedade, da vida cidadã, cultural e política do seu país.
O jovem e adulto ''castrado do conhecimento'' é como em outra ordem a proibição do incesto, provoca seu desejo de conhecer. Para Fernández (1994), quem não conhece morre para a vida, não existindo o conhecimento não há lugar para a sexualidade humana, para o trabalho, para a procriação de filhos, de novos seres humanos que, reproduzindo os velhos, ressignificam a história''.
No momento em que o ser humano prisioneiro do sintoma de aprendizagem, centrado na inibição da neurose, ressignifica sua aprendizagem no nível desejante, o papel do professor, do pai, da mãe e da sociedade, são fundamentais principalmente por não ocultar ao aprendiz o caráter de sujeito pensante.
Segundo Fernández (1994), a aprendizagem é a apropriação, a reconstrução do conhecimento do outro, a partir do saber pessoal. Já as patologias na aprendizagem, tanto individual como social, correspondem a uma não coincidência entre o conhecimento e o saber.
O ''não-dito''que uma pessoa carrega, interioriza, esconde é que torna falso o conhecimento.
A principal transmissão no ensino se dá no não-dito, naquilo que não está nomeado, que não está falado. Desta forma, os conteúdos do ensino estão vinculados, atravessados, transversalizados por uma série de fatores econômicos, sociais, políticos, ideológicos, possuindo um aspecto consciente e outro inconsciente.

É indispensável que a psicopedagogia análise os fatores inconscientes que abrem espaço de liberdade humana, de pensar, de ser e de agir, constituindo assim, um dos principais aspectos para libertá-lo-se.
Diante destes fatores anteriormente citados, pode-se concluir que, o objetivo da psicopedagogia é o estudo e a intervenção sobre as determinações inconscientes que permeiam o ensino-aprendizagem, abrindo espaço de liberdade e criatividade.

Um comentário:

  1. Oi...faço pós em psicopedagogia e estava pensando em fazer meu tcc sobre a educação de jovens e adultos....será q vc tem mais material sobre o assunto? li o material acima e achei muito interessante...
    xcaso tenha e possa disponibilizá-lo, ficarei muito grata...abraço...

    ResponderExcluir